quarta-feira, 27 de outubro de 2010

LIXO

Vocês já repararam a quantidade de embalagens que consumimos, principalmente nos produtos destinados às crianças?
Esses dias fui guardar um remédio da grilinha na caixa-farmacia e ele não cabia! Sua caixa é 3 vezes maior que o vidro do remédio! Os remédios não precisam ser atrativos, ninguém (pelo menos eu não conheço) compra remédio porque foi seduzido pelo lindo colorido e designer da embalagem.
Prá que tudo isso?

conversas

Semana corrida, vô ainda hospitalizado e inconstante, ora melhora ou piora, mas Maricota continua linda, leve e solta, cada vez mais solta descobrindo novas coisas e, como diz uma amiga, mostrando a quê veio nesse mundo.
Para minha surpresa, ao chegar na escola segunda-feira encontrei Sandra, uma excelente pscicologa, a pessoa certa para acalmar minhas angustias em relação a pequena em momentos de crescimento, que em mim soam como crise.
Contei que minha princesa tem momentos de agressividade, que já chegou a me bater e, ainda por cima, mostrar a língua enquanto explicava que não podia bater na mamãe; o quanto isso me deixou irada e como estava insegura nas punições aplicadas a mocinha. Sandra disse que tudo isso é NORMAL!, o que não posso é deixar que ela consiga bater em mim ou em outros, é importante repreender antes, contendo sua mão antes de chegar a conclusão do fato (o tapa). Outras malcriações podem ser ignoradas para ela não fazer disso artimanha para chamar atenção, mas elas devem ser corrigidas. E o mais importante e também o mais difícil, devo mostrar o que é certo sem descontrolar, que no meu caso é ficar de mal e alterar o tom da voz.
Essa rápida conversa de corredor com a Sandra me tranquilizou bastante, não estava tão longe do que foi conversado e definitivamente é normal.UFA!

domingo, 24 de outubro de 2010

na escola


É na escola que grilinha vivencia a vida em comunidade. Lá resolve conflitos com as outras crianças, muitas vezes entre tapas e empurrões; brinca muito, canta e fica cada vez mais independente. Quase uma moça!

boa semana

sábado, 23 de outubro de 2010

personalidade ou monstrinho???

Gente, não sei o que fazer! Até onde está o limite da personalidade, falta de limites ou (pior!) de educação? Até onde corrigir ou fingir que não estou vendo para não reforçar o mau compotamento? Se ignorar, quanto para não ser omissa? Sentar para pensar faz sentido com 1ano e meio?
Tenho um furacão em casa e um monte de dúvidas...

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

voltamos

A cada dia Grilinha está mais danada, alegre, brigona, tagarela, amorosa, espertinha...
Como sempre, no feriadão passado Maricota estava bem doentinha. Parece que eles escolhem a pior data para ficar doente... sempre é vespera de feriado ou no sabado prá domingo. E a mãe fica com o coração na mão, mas com vergonha de ligar para o médico. Mas já passou.
Mariah sarou e chegou a vez do biso Jair...
Meu querido vô estava acamado desde abril desse ano, sendo cuidado em casa com enfermeiros. Literalmente, SOBREVIVENDO! Mas, dessa vez a coisa está mais grave e ele novamente está na UTI.
É tanto sofrimento, ... será que uma pessoa tem tantos 'pecados' que é necessario definhar em vida? Passamos agora momentos de tensão, esperando que o melhor (pior) aconteça a qquer momento e que seja breve, rápido e sem mais sofrimentos.

E como nossos pequenos são espertos, quando chegamos na casa da minha avó, Grilinha viu a cama vazia e perguntou do BIBI.

BJS E BOM FINAL DA SEMANA A TODOS!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Emília


Grilinha demorou para entrar no mundo dos bípedes, o que não aconteceu com o mundo das palavras. Parece que a pequena engoliu a pílula falante da Emília e a cada dia palavras novas são acrescentadas no seu vocabulário. Identifica tios, vovôs e vovós, mamãe, amiguinhos da escola, bisos, alguns animais e objetos. Tem hora que ela despeja tudo, faz a chamada de todos os parentes com direto a ritmo e o tchanãnã entre os nomes. Uma figura!

Até estamos batendo altos papos, inclusive ela me contou que anda trocando 'carinhos' com os colegas da escolinha. Ai, ai! Mariah está batendo nos colegas da escolinha. Espero que essa fase passe logo, estamos conversando com ela.

E por falar em conversar,acho que grilinha puxou a madrinha em muitos aspectos (não o da agressividade), vai ser falante e mega vaidosa (adoooora um batom). Em casa brincamos que se continuar assim, Maricota estará de cílios postiços iguais aos da tia com 5 anos!!!

Enfim, Bípede!


Depois de muitos meses de ensaio segurando pelas coisas da casa, grilinha tomou coragem e está andando sozinha!!! Demorou... Para alguns foi tempo demais, para outras estava em tempo ainda. Eu, mãe de primeira viagem, ficava no meio de tantas opiniões, observando, às vezes encanando e ate me culpando, 'será que não a incentivava?’.

Enfim, foi expectativa de 'presentes' de aniversário o andar da grilinha, em agosto para o papai e para a vovó, depois a esperança era que a grilinha andasse no feriado de 7 setembro e NADA! Acho que ela estava esperando o meu aniversário. Andou de verdade dia 24, um dia antes.
Um presentão!
Mas por desencargo de consciência, vamos ao ortopedista recomendado pelo super pediatra essa semana.
Agora ninguém segura a grilinha!!!